O italiano Carlo Acutis, beatificado em 2020 e considerado ‘venerável’ desde 2018 viralizou nas redes sociais do Brasil neste final de semana após uma influencer de viagens compartilhar a história do primeiro “influencer” a chegar aos altares e mostrar o estado de conservação do seu corpo. Segundo a Igreja, o corpo do adolescente continua “intacto”, com sua calça jeans e tênis. O Vaticano afirma que os restos mortais foram “recompostos”, mas não detalha o processo, apenas avisa como item extra que ele está usando uma máscara de silicone. Ele foi criador do ‘google dos milagres’.
Antonia Salzano, mãe do beato, contou ao site do Vaticano que o jovem, “com um computador relativamente obsoleto, conseguiu alcançar milhares de pessoas em todos os continentes” graças à sua personalidade e à forma como comunicava a sua fé. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, afirma que o novo beato exerce hoje “uma atração semelhante” à de São Francisco de Assis em seu tempo.
“Em Assis, estamos acostumados ao encanto de São Francisco, que atrai milhões de visitantes e muitos devotos. Mas que um menino que morreu aos 15 anos em 2006 já seja tão influente é algo que só pode ser explicado por motivos sobrenaturais. A atração que Carlo exerce se parece, de certa forma, com a que Francisco de Assis exerceu”, afirmou o sacerdote à mídia italiana. “Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!”, recomendou à sua geração Acutis, que conseguia alcançar milhares de pessoas em todo o mundo com sua linguagem jovem pela internet.
O milagre concedido no Brasil
O caminho para a beatificação de Acutis surgiu em 2013, quando a família de um menino de Mato Grosso do Sul afirmou que o garoto se curou de uma doença grave após tocar em uma relíquia do beato, uma roupa contendo o sangue de Carlo. A relíquia está em uma paróquia em Campo Grande, comandada pelo padre Marcelo Tenório, que realiza missas ao beato todo dia 12 de outubro: “A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido, nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório.
A beatificação é o primeiro passo para se tornar santo da Igreja, que é necessário ter intercedido dois milagres. O jovem é considerado pelo papa Francisco “brilhante” e “criativo”, um exemplo para as novas gerações: “É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio. Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes”, escreveu o papa Francisco, dando como exemplo Carlo Acutis.